domingo, 20 de maio de 2012

Nova estética ao sorriso com a Plastica Gengival


A periodontia é a especialidade da odontologia que cuida da Gengiva e tecidos adjacentes, preocupada não só com a saúde da gengiva, mas com a estética da mesma, tem evoluído e desenvolvido novas técnicas para melhorar a aparência  estética gengival, como a Plastica Gengival.
A plástica gengival permite fazer pequenos reparos gengivais, adequando melhor dentes e gengivas, mas esse procedimento exige uma avaliação criteriosa, pois não pode ser aplicada em todos os casos, cada individuo possui uma exigência estética diferente, cada caso é individual.

Duvidas freqüentes:
1-      O que é plástica gengival? É a cirurgia que faz o recontorno gengival, permitindo a melhor harmonia entre dentes e gengiva, assim os dentes podem parecer menores ou maiores conforme a exigência estética de cada caso.Fotos e modelos ajudam no diagnostico e planejamento da cirurgia.
2-      Cuidados com o pós operatório: fazer dieta liquida pastosa e fria no primeiro dia, aplicar gelo para evitar o edema. Usar escova extra macia e enxaguante bucal.
3-      Fatores que impedem a cirurgia: a gengiva deve estar saudável, se houver gengivite ou doença periodontal, a cirurgia não pode ser realizada, antes deve ser indicado um tratamento periodontal.
4-      Resultado: é observado após 21 dias, o tempo que a gengiva leva para epitelizar e voltar a sua normalidade. Todas as restaurações e próteses da região só devem ser realizadas após esse período.


sábado, 19 de maio de 2012

Cuidados bucais com o paciente oncológico


Como evitar os efeitos da quimioterapia sobre a saúde bucal
Pacientes que precisam recorrer a químio e radioterapia devem estar atentos à saúde bucal antes e durante todo o tratamento. Segundo o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), pacientes com câncer sofrem com problemas bucais causados pelos efeitos colaterais do tratamento e, portanto, os cuidados com a higiene da boca devem ser ainda mais rigorosos.
Isso acontece, pois pacientes oncológicos sofrem uma queda na imunidade e podem desenvolver problemas como mucosites, cáries, candidíase (sapinhos), herpes e inflamações nas glândulas salivares que reduzem a produção de saliva, causando xerostomia (boca seca). Além de provocar desconforto e dificuldades para comer e falar, o problema da boca seca é prejudicial, pois a saliva ajuda no combate às bactérias. Todos esses problemas podem ser amenizados se o paciente procurar o auxílio de um profissional especializado que pode indicar medidas preventivas e tratamentos que contribuirão para o bem-estar do paciente.
Foi o que aconteceu com a advogada Marcela Couto que acompanhou o tratamento da sua mãe em um hospital do Rio de Janeiro.
“Eu senti falta de conhecimento ou interesse das equipes de enfermagem e médica para a questão da boca seca e diminuição do fluxo salivar. No caso da minha mãe, ela teve uma xerostomia branda, que não causou nenhuma lesão na boca, mas o desconforto de sentir a boca seca e a conseqüente dificuldade de falar normalmente era insuportável. Comer também teria sido muito difícil, mas naquele momento, ela estava no CTI e recebendo alimentação endovenosa. Foi quando eu conversei com um dentista e pedi autorização à equipe médica para usar a saliva artificial. Foi preciso ensinar às enfermeiras como aplicar. Foi um alívio imediato e a alegria dela foi inesquecível: tão simples e tão importante!” Comemora Marcela.
A saliva artificial foi desenvolvida para ajudar os pacientes que sofrem com a xerostomia. Ela possui uma ação lubrificante e é composta pelos mesmos componentes da saliva humana. No mercado brasileiro existem duas opções do medicamento: Salivan® e Biotene®. Além disso, ele pode ser produzido em farmácias de manipulação através de fórmulas desenvolvidas pelo próprio dentista.
Fontes:
Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp)
Estadao.com.br/saúde

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Higiene Oral na Ortodontia

Se a correta higiene oral diaria para qualquer pessoa já é importante, nos usuários de aparelho ortodônticos é essecial uma vez que apresentam um maior risco de desgaste do emalte e acúmulo do biofilme.
Já existem alguns produtos desenvolvidos pensando no mercado dos usuários de aparelho ortodôntico.
Pastas dentais e soluçoes antissépticas para a higiene de aparelhos fixos e removíveis.
A Pharma kin é uma das empresas que se preocupou com o desenvolvimento de alguns desses produtos como o OrthoKIN  e o KIN Orthonet.
clique aqui para saber mais.


fonte: PharmaKIN